Fique por dentro

Notícias

Informativo sobre o Coronavírus (COVID-19)

O que é coronavírus? (COVID-19) Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19). Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus…

Resolução Méritto 01/2020

Os Diretores Gestores do Méritto Educacional com base na legislação educacional que confere competências para tal e: Considerando a Lei 13.979/20; Considerando o Decreto nº 64.862/20 do Governo do Estado de São Paulo; Considerando o Decreto nº 507/20 do Governo do Estado de Santa Catarina, Considerando o Decreto no. 40520/20 do Governo do Distrito Federal; Considerando…

Uma visão crítica sobre a Optometria no Brasil – por Sérgio Dietrich

É um momento extremamente oportuno para refletirmos sobre os rumos da Optometria no Brasil, afinal estamos em plena era da votação da ADPF, que definirá de forma quase irrevogável o destino de muitos profissionais. Há algum tempo, analisando o comportamento do segmento ótico com relação à Optometria, me chamando a atenção, a seriedade de alguns…

Reconhecida legitimidade das atividades exercidas pelo Optometrista

A 7ª Turma do TRF1 negou provimento à apelação do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) contra a sentença da 9ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal, que julgou improcedente o pedido que tinha o objetivo de declarar a nulidade da Portaria nº 397/2002, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que acrescentou a profissão…

Optometria pode ajudar na redução das filas do SUS para atendimento oftalmológico

O professor da USP Eduardo Moura afirmou durante reunião da comissão de Economia e Defesa dos Direitos do Consumidor, presidida pelo vereador Fernando Mendes (PRB), que se a profissão de optometrista já estivesse regulamentada na cidade, muitas pessoas não estariam mais nas filas do SUS aguardando por atendimento oftalmológico. No encontro, Moura apresentou dados importantes…